Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo sendo submetido é inédito? Somente artigos inéditos poderão ser submetidos.
     
  • O artigo não está sendo submetido, simultaneamente, a qualquer outro periódico.
     

Diretrizes para Autores

Os originais entregues para publicação devem  seguir as normas abaixo e  utilizar um dos modelos: 


https://rbesojs.ibge.gov.br/arquivos/template_word.docx ou

 

https://rbesojs.ibge.gov.br/arquivos/template_libre_office.odt

 Devem ser processados no editor de texto WORD ou em Libreoffice seguindo os modelos disponibilizados nos links acima.

  1. A primeira página do original (folha de rosto) deve conter o tí­tulo do artigo, seguido do(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), indicando-se, para cada um, os e-mails e as afiliações.
  2. Ainda nesta página devem ser apresentados o resumo e o abstract do artigo.
  3. Agradecimentos a colaboradores e instituições, e auxí­lios recebidos também devem no final do artigo.
  1. O artigo deve ser dividido em seções, numeradas progressivamente, com tí­tulos concisos e apropriados. Todas as seções e subseções devem ser numeradas e receber tí­tulo apropriado;
  2. Tratamentos algébricos exaustivos devem ser evitados ou alocados em apêndices;
  3. As tabelas e gráficos devem ser precedidos de tí­tulos que permitam perfeita identificação do conteúdo. Devem ser numeradas sequencialmente (Tabela 1, Figura 3 etc.) e referidas nos locais de inserção pelos respectivos números. Quando houver tabelas e demonstrações extensas ou outros elementos de suporte, podem ser empregados apêndices. Os apêndices devem ter título e numeração, tais como as demais seções de trabalho;
  4. Gráficos e diagramas para publicação devem ser incluí­dos nos arquivos com os originais do artigo. Caso tenham que ser enviados em separado, devem ter nomes que facilitem a sua identificação e posicionamento correto no artigo (ex. Gráfico 1; Figura 3; etc.). É fundamental que não existam erros, quer no desenho, quer nas legendas ou tí­tulos.
  5. O artigo deve ter, no máximo, até 25 páginas (já incluindo a folha de rosto).

Artigos Regulares RBE

Política padrão de seção

Edição Especial - Número Temático - 2020

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.